Janeiro Branco: Cuidados de saúde mental de janeiro a janeiro

Isabel Henriques
dezembro de 2025

O início de um novo ano. Janeiro é um mês em que muitas pessoas refletem sobre a vida, os objetivos e as mudanças desejadas. Traz consigo a sensação de recomeço, novos planos e transformações no estilo de vida. Esse clima também serve de base para que mais pessoas comecem o ano a olhar com atenção para a sua saúde mental.
É comum sentir alguma melancolia ou fragilidade emocional durante o período do Ano Novo, e janeiro pode ser um momento particularmente sensível para muitos. Por isso, esta é uma altura ideal para procurar ajuda profissional e começar a cuidar da mente. O mês de janeiro foi escolhido para a campanha Janeiro Branco precisamente por simbolizar um novo começo e por chamar a atenção para a saúde mental desde o início do ano.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser mentalmente saudável significa estar num estado de bem-estar no qual a pessoa é capaz de utilizar as suas competências, lidar com as exigências da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.
A campanha Janeiro Branco propõe que, no início do ano, todos possamos adotar algumas práticas para melhorar a nossa saúde mental:
Refletir
Com a chegada de um novo ano, está pronto para se tornar uma nova versão de si? Aproveite este momento de reflexão para pensar no que pode mudar na sua vida para ser mais feliz e equilibrado.
Aceitar os ciclos
Assim como os anos começam e terminam, a vida também é feita de ciclos. Se estiver a atravessar um momento difícil, lembre-se de que ele irá passar. Uma nova etapa de reconstrução e alegria surgirá. Prepare-se para o próximo ciclo que se inicia.
Preparar-se para agir
Criar o hábito de refletir e estar atento ao que acontece consigo é essencial para alcançar o estado mental que deseja. Pense no que pode fazer e nos pensamentos que pode cultivar para conduzir uma vida mais saudável e feliz.
Não precisa de fazer tudo sozinho. Um dos objetivos do Janeiro Branco é desmistificar o apoio psicológico como uma ferramenta essencial para cuidar e manter uma boa saúde mental. Reconhecer as suas capacidades inclui saber quando procurar ajuda profissional adequada.
Que este janeiro seja o início de muitas mudanças positivas na sua vida.
Escrito por Beatriz Rossow · 8 de janeiro de 2024
Compartilhe esta publicação

Isabel Henriques
dezembro de 2025
Publicações recentes

O papel transformador do Sinterklaas: tradições e rituais envolventes na psicologia das crianças
Amanda Almeida · 28 de novembro de 2023

Páscoa em casa: O Encanto das Tradições que Unem Gerações
Tradições de Páscoa que conectam famílias e despertam memórias afetivas.

Como gerir diferentes tradições de Natal
Daniele Dias · 28 de novembro de 2023